Slide
NUTROLOGIA ONCOLÓGICA

O QUE É

A nutrição oncológica contribui com orientações e intervenções para que o paciente mantenha o melhor estado nutricional possível, com a adequação da dieta e controle dos sintomas.

INDICAÇÃO

Pacientes em risco nutricional grave, que serão submetidos a grandes operações por câncer do trato gastrointestinal, têm indicação de Terapia Nutricional. A TN está indicada para pacientes recebendo tratamento oncológico ativo (quimio, imuno e ra- dioterapia), com inadequada ingestão oral.

COMO FUNCIONA

Pacientes que passam pelo tratamento de quimioterapia ou radioterapia podem apresentar efeitos colaterais que alteram o apetite e o sistema digestivo como um todo, causando náuseas, diarreias e vômitos. Aí entra a nutrição especificamente voltada para a oncologia. Em geral, o processo para estabelecer a nutrição oncológica é dividido em três etapas:

◦ A de avaliação nutricional, que observa alterações no estado nutricional do paciente através da análise clínica, alimentar e psicossocial. Isso costuma ser feito com base em um questionário que aborda aspectos alimentares, físicos, de saúde e bem-estar;
◦ A de intervenção, na qual elabora-se um plano de cuidados e orientações específicas ao paciente;
◦ E de monitoramento, com reavaliação periódica para manter ou ajustar o plano de nutrição oncológica.

TRATAMENTOS

Dependendo do tipo e da localização do tumor, além do tipo de tratamento escolhido, seja com drogas ou radioterapia, há risco tanto de que o paciente fique desnutrido, o que compromete sua tolerância ao tratamento e o torna mais propenso a infecções, quanto de que o paciente ganhe muito peso, comprometendo os resultados a longo prazo. Por isso, a nutrição oncológica surge entre os tratamentos alternativos que auxiliam o paciente a superar a doença.